sábado, 22 de setembro de 2012

QUANDO O CASTIGO É INEVITÁVEL

“Povo de Judá e moradores de Jerusalém, sejam fiéis à aliança que fizeram comigo, o Senhor, e se dediquem a mim de todo o coração, se não, a minha ira queimará como fogo. E, por causa das maldades que vocês têm feito, o meu furor será como fogo, e ninguém poderá apagá-lo” Jr 4.4 (BLH) Neste capítulo de sua profecia, Jeremias mostra que o comportamento do povo de Judá, em relação aos compromissos que haviam assumido com Deus, tornara o castigo inevitável. Há uma lei natural e bíblica que exemplifica o que o profeta afirma: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” Gálatas 6. 7. Após ter anunciado essa advertência da parte de Deus, o profeta passa a descrever as causas que levaram o Senhor a tomar essa decisão em relação ao seu povo. E o próprio Deus mesmo, declara: “Judá, você trouxe esse mal para você mesmo por causa do seu modo de viver, por causa das coisas que tem feito. O seu pecado trouxe esse sofrimento e feriu o seu próprio coração. Eu, o Senhor, estou falando.”Jeremias 4.18 (BLH). No cap. 8 Vs. 5 a 12, o profeta destaca algumas dessas causas: falta de conhecimento de Deus (Vs. 7); ensinos falsos (Vs. 8 ); rejeição da Palavra de Deus ( Vs. 9 ); ganância e falsidade que envolvem até mesmo os profetas e sacerdotes ( Vs. 10 ); vidas depravadas e corruptas que geram insensibilidade moral e espiritual, e o próprio Deus interroga:” Será que ficam envergonhados por terem feito essas coisas que eu detesto? Não! Não ficam envergonhados de jeito nenhum; eles nem sabem o que é sentir vergonha. (Jeremias 8.12-BLH) Essa situação, descrita por Jeremias com relação ao comportamento do povo de Deus na antiga Aliança, é um retrato fiel de nossa época: falta de conhecimento do Deus Verdadeiro; rejeição de sua Palavra; negação dos valores morais e espirituais; falsidade, indiferença e permissividade. O que esperar diante dessa inconteste realidade? Que Deus esteja satisfeito conosco? Que ele ignore fazendo “vista grossa” quanto a tudo o que a sociedade vem fazendo? Ou que ele deixe impune aos que agem dessa forma? Não é bem isso que ele diz pelo contrário, ele alerta: “ Por isso, vão cair como outros têm caído; quando eu os castigar, eles vão ficar arrasados. Sou eu, o Senhor, quem está falando” (Jeremias 8. 12a.) Face ao exposto, surge a pergunta: Qual a solução? Que atitude tomar? E a resposta é dada pelo próprio Deus, quando interroga: “Quando alguém, cai, será que não se levanta? Quando alguém erra o caminho, não torna a voltar?” (Jeremias 8.4b.) E o profeta Isaias conclama: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, e o iníquo os seus pensamentos, converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar” (Isaias 55.5,7). Essa não é apenas uma solução, ela é a ÚNICA solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário