quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O QUE É SANTIFICAR, SANTO E SANTIDADE



. Ao responder sobre esse tema vou fazer um arrazoado com algumas posições e alguns conceitos sobre o que entendo sobre a Doutrina da Santificação.

            Inicío tomando por base 1 Coríntios 1. 1,2: “Paulo, chamado pela vontade de Deus, para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso”.
            Quero destacar as expressões: “Santificados em Cristo, chamados para serem santos”. No meu entender Santificar, Santidade e Santo são termos que conjugados, nos permitem ter um conhecimento satisfatório da Doutrina Bíblica da Santificação. Sabemos todos que Santificar tem o sentido de “separar de e dedicar a”. Quando Paulo fala em “santificados em Cristo” ele está se referindo a uma nova “posição” que aquelas pessoas passaram a possuir. Elas haviam sido “desarraigadas do mundo por meio do sacrifício de Cristo ( Gálatas 1.3,4 ) e arraigadas e edificadas em Cristo” ( Colossenses 2.6,7 ). Mudança essa que ele, Paulo, já havia destacado nesta mesma Carta: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”.
1 Vs.13,14.
         A expressão, “chamados para serem santos” fala de uma nova condição. Aquele que é santificado, ou seja, que está em Cristo, É santo. Reiterando: É alguém que foi separado do mundo, trazido da morte para a vida, de uma existência sem propósito, para a nova vida que há em Cristo. Paulo repete esse conceito nos Prefácios e Saudações de suas Cartas: “De cujo número sois também vós, chamados para serdes de Jesus Cristo. A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos”. “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus” “Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus...”. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, e o irmão Timóteo; aos santos e fiéis irmãos em Cristo que se encontram em Colossos... ”( Romanos 1.6,7; Efésios 1. 1; Filipenses 1.1; Colossenses 1. 1,2 ). Com esse mesmo sentido é a sua declaração em 2 Coríntios 5.17: “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa;acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo” (BLH). Esse conceito foi estabelecido pelo próprio Deus quando fala a respeito de Israel: “Ser-me-eis santos, por que eu, o Senhor, sou Santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus.” Levíticos 20. 26. A condição histórica do povo de Israel é a de ser Povo de Deus: “Tomar-vos-ei por meu povo...” “ Pois vocês são povo  escolhido pelo Senhor, nosso Deus; entre todos os povos da terra ele escolheu vocês para serem somente dele” Deuteronômio 7.6 ( BLH ).
       Pedro utiliza do texto de Levítico 11 44, 45 para aplicar à igreja, ou seja, ao novo Povo de Deus, formado de judeus e gentios ( Efésios 2. 11 a 22, e 1 Pedro 2. 9 ), quando recomenda: “Sejam obedientes a Deus e não deixem que a vida de vocês seja dominada por aqueles desejos que vocês tinham quando ainda eram ignorantes. Pelo contrário, sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus que os chamou, é santo. Porque a Escrituras Sagradas dizem: Sejam santos porque eu sou santo” 1 Pe 1. 14-16.( BLH ) A Santidade começa com o SER e não como ensina a teologia romanista e a das demais religiões, com o FAZER. Santidade significa ‘andar ( viver) de modo digno da vocação com que fomos chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz”- Efésios 4 1-3. Santidade é: “não mais andar como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza dos seus corações” Ef 4. 17,18. Santidade é “ser imitadores de Deus, como filhos amados; andando em amor, como também Cristo nos amou.” É “evitar a impudicícia e toda sorte de impureza ou cobiça, não permitindo que essas coisas se nomeie entre nós, como convém a santos” Efésios 5 1- 3.
        Santidade é deixar de ser “meninos agitados de um lado para o outro, e levados por todo vento de doutrina. É seguir a verdade em amor, crescendo em tudo naquele que é o cabeça, Cristo, de quem todo o corpo bem ajustado e consolidado, pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor” Efésios  4 14- 16.
        Santidade é ”ter em nós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”. Santidade é: “priorizar tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama” Filipenses 2 5; 4. 8. Finalmente, Santidade é “pensar como Cristo pensava  e agir como Ele agia” 1 Coríntios 2 16 e João 13 15. Santidade é colocar todo o nosso ser no altar de Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele e assim conhecer a sua vontade que é a nossa santificação. Romanos 12.1; 1 Tessalonicense 4 3.
        Concluindo: Entendo que Santidade envolve posição e condição. A posição é um ato que se dá no momento em que recebemos a Cristo. A condição é um processo contínuo de crescimento e de maturação até “que cheguemos a conhecer perfeitamente, assim como somos conhecidos por Deus” 1 Coríntios 13. 12.

2 comentários:

  1. Muito bom,gostei muito.Me ensinou bastante agora. PARABENS

    ResponderExcluir
  2. Esclarecedor , meus agradecimentos DEUS continue a te abençoar.

    ResponderExcluir