quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A MAGNIFICÊNCIA DA PALAVRA



“Pois magnificaste acima de tudo o teu Nome e a tua
             Palavra” (Salmo 138.2)

            A palavra é uma faculdade através da qual expressamos nossos pensamentos e nos permite interagir com os nossos semelhantes e é necessária para alimentar os nossos relacionamentos.  Por essa razão ela é algo extremamente importante. Meu velho e saudoso pai, dizia que no seu tempo, a palavra era tão ou mais importante que um documento assinado. A palavra empenhada era passiva de inteira confiabilidade.
          Hoje, nossos tempos são outros. A palavra, que é uma forma de expressar, de externar o pensamento, agora é usada para encobrir ou disfarçar o que as pessoas pensam e dessa forma, perdeu a sua credibilidade. Porém, quando se trata da Palavra de Deus a coisa é bem diferente. Embora mantenha a mesma finalidade, de ser uma forma de relacionamento entre Deus e os homens, no entanto, diferentemente da palavra humana, ela  é verdadeira, infalível, imutável, fidelíssima e, por essas razões, inteiramente confiável. O profeta Jeremias sabia disso, pois ouviu do próprio Senhor a declaração que: “ele, o Senhor, vela sobre a sua Palavra para a cumprir.” ( Jeremias Cap. 1 Vs.12). E o profeta Isaias escreve: “Seca-se a erva, e caia a sua flor, mas a Palavra de nosso Deus permanece eternamente.” (Isaias Cap. 40.Vs.8). O Senhor Jesus, na sua Oração Sacerdotal, rogava ao Pai: “Santifica-os na verdade; a tua Palavra é a verdade” (João cap. 17.Vs.17). O escritor da Carta os Hebreus acrescenta um outro aspecto da Magnitude da Palavra de Deus, quando diz: “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz... e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hebreus Cap.4.Vs.12).
       O Livro dos Salmos começa mostrando-nos que é a observância da Palavra de Deus que faz a diferença entre a vida do justo e a do ímpio. Assim diz o
Salmo: “Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e não se juntam dos que de tudo quanto é sagrado! Pelo contrário, o prazer deles está na Lei do Senhor, e nessa lei ele meditam dia e note. Essas pessoas são com árvores que crescem na beira de um riacho; eles dão frutas no tempo certo, e suas folhas não murcham. Assim também tudo que o que essas pessoas fazem dá certo. O mesmo não acontece com os maus; eles são como a palha que o vento leva. No Dia do Juízo serão condenados e ficarão separados dos que obedecem a Deus. Pois o Senhor dirige e abençoa a vida daqueles que lhe obedecem, porém o fim dos maus é a desgraça e a morte.” (Salmo 1º -BLH)
        O espaço não permite como também as minhas limitações como um modesto estudante da Bíblia, por mais de meio século, esmiuçar tudo o que a Palavra de Deus nos comunica. Quero, entretanto, destacar pelo menos dois importantes objetivos dessa comunicação divina para nós. Primeira: “Fiel é a Palavra e digna de toda aceitação que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” (Paulo em 1 Timóteo Cap. 1. Vs. 15).
Segunda: “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.” ( Paulo em 2 Timóteo 3.16-BLH). Resumindo: A Palavra de Deus nos mostra que Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores e para nos ensinar a maneira certa de viver.



Nenhum comentário:

Postar um comentário