terça-feira, 25 de setembro de 2012

OS MALES E A CORRUPÇÃO



A Palavra do Pastor nesta sexta feira tem por base a declaração do Apóstolo e Pastor Paulo que, escrevendo ao seu filho na fé e parceiro nas lides do Ministério, Timóteo, adverte: “Sabe, porém, isto: Nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis” (2 Timóteo 3.1).
            A Bíblia, em afirmações proféticas, nos mostra que no correr dos anos, no evoluir dos tempos, surgiriam certas condições sociais e morais que gerariam insegurança, intranqüilidade e incertezas. Estes sinais marcariam o início de um novo período histórico, que hoje conhecemos como “pós-modernidade.” Um tempo de frouxidão moral, de banalização dos valores espirituais bem como da própria vida humana. Realidades que hoje testemunhamos em nosso país como em todos os demais quer nos desenvolvidos como nos em desenvolvimento.
            É interessante observar que a advertência de Paulo começa mostrando-nos a necessidade de saber. Hoje temos muita informação: Jornais, Revistas, Rádio, TV, Internet, porém, informação não é o mesmo que saber e ter conhecimento. Este, diferentemente, da informação, produz certeza, segurança e estabilidade. O próprio apóstolo Paulo deixa isso muito claro, no testemunhar a Timóteo sobre as dificuldades pelas quais estava passando. Ele estava preso por causa do Evangelho, porém, afirma: “Eu estou sofrendo estas coisas, todavia não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.” (1 Timóteo 1.12) Jesus, respondendo aos Saduceus, (Seita judaica que não cria na ressurreição dos mortos,) declarou-lhes: “Errais não conhecendo as Escrituras nem o Poder de Deus.” (Mateus 22.29)). Jesus Cristo deixa claro que podemos ter muita informação, porém se faltar conhecimento seremos induzidos ao erro.
            Voltando ao texto de 2 Timóteo cap. 3 encontramos a razão dos problemas e situações aflitivas que afetam a sociedade nos dias atuais. Paulo diz: “Pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, antes amigos dos prazeres que amigos de Deu, tendo forma de piedade, negando-lhes, entretanto, o poder. Foge também destes... que estão sempre tentando aprender, mas nunca chegam a conhecer a verdade.” (Vs. 2-5 e Vs.7) Na realidade a causa de toda essa situação que vemos e vivemos nos dias de hoje, são os homens posto que eles se tornaram mais amigos dos prazeres que o mundo oferece, do que viver como amigos de Deus. Atitude que podemos entender como: “um deliberado afastamento de Deus.” Pois, como nos diz Paulo “eles tem apenas forma de piedade, negando-lhes, entretanto, o seu poder.” Piedade é compaixão, é devoção espiritual e como tal provém de nossa relação com Deus, como nos mostra o apóstolo Pedro: “Visto como pelo seu divino poder nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.” (2 Pedro 1.3) 
            Ao descobrirmos a causa, precisamos encontrar a solução. E esta se encontra unicamente no Evangelho de Cristo, que tem poder para transformar o homem afastado e alienado de Deus e degradado pelo pecado, em uma “nova criatura” como nos mostra Paulo em 2 Coríntios 5.17: “E assim, se alguém está em Cristo, é novo criatura; as coisas antigas já passaram; e eis que se fizeram novas.” O Evangelho de Cristo é o único remédio para os males do nosso tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário