sábado, 1 de setembro de 2012

A TERAPIA DO PERDÃO

“Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofendem
vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará
vocês.” Mateus 6.14.-BLH.


O Senhor acabara de dar aos seus discípulos, orientações sobre como orar, oferecendo-lhes um modelo que passou a ser conhecido como a “Oração do Pai Nosso.”
Nessa oração, entre outros pedidos, há o que diz:- “Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofendem.” Mateus 6. 12.
Esse pedido estabelece um paralelo, um parâmetro na questão do perdão: “Perdoa-nos assim como nós perdoamos...” Creio que você, como eu, conhece pessoas que não conseguem perdoar. Mesmo aqueles que periodicamente fazem essa oração, nos templos e em seus cultos domésticos. E vocês, como eu, também sabem que quem não é capaz de perdoar, experimenta sérios sofrimentos como: amargura, angústia, azedume, entre outros. Porque, pensem comigo, quem não perdoa conserva viva em sua mente, em seu coração, na sua alma, as ofensas, as calúnias, as desfeitas recebidas. Ao passo que o ofensor, na sua grande maioria, se esquece e segue em frente sem vivenciar nenhum desses sofrimentos.
Creio também que você como eu já ouvimos de várias pessoas, que “perdoar não é difícil. Difícil e esquecer.” Outras dizem: “Eu perdôo, mas não esqueço.” Tomando por base o paralelo encontrado na Oração do Pai Nosso, examinemos a maneira de como Deus nos perdoa, já que é como ele nos perdoa, que nós nos propomos a perdoar a quem nos ofende.(Mateus 6.12b). Através do profeta Isaias o Senhor declara: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.” “Deixe o perverso o seu caminho, e o iníquo os seus pensamentos, converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.” Isaias 43.25; 55.7. O profeta nos mostra como Deus age em favor dos que buscam o seu perdão: “Ele, é rico em perdoar, apaga e esquece, ou seja, não se lembra mais das nossas ofensas, faz isso por amor a si mesmo”. (Isaias 43.15).
Isso me parece muito interessante e esclarecedor. Devemos perdoar aos que nos ofendem, por amor a eles e por amor a nós mesmos, posto que a falta de perdão nos atinge e nos faz muito mal. Quem não é capaz de perdoar sofre muito: perde o sono, o apetite e a alegria. Sua mente fica remoendo os fatos ocorridos e o torna infeliz. E o que é mais grave, está na advertência de Jesus: “Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofendem a vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês” (Mateus 6. 14,15. BLH.)

Pode parecer incongruente, mas perdoar revela grandeza e superioridade,como também humildade e docilidade. Perdoar é uma excelente terapia. Faz bem a alma, ao coração e à mente. A vida nova que temos em Cristo é uma dádiva do seu perdão que ele nos concedeu ao dar a sua vida por nós. Perdoar é revelar nossa identidade com Cristo. Perdoar é alcançar vitória sobre o nosso inimigo. É viver em paz com Deus, com o nosso irmão, com o nosso próximo e com nós mesmos. Experimente e você verá que eu tenho razão. Vale a pena experimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário