quarta-feira, 13 de junho de 2012
VELHO
Meu comentário hoje é sobre o segundo adjetivo com que fui tachado: “Velho.” Na realidade quando escrevi essas notas eu já havia completado 77 anos, portanto, com base no que diz Moisés, (Sl 90.10) eu já estava no lucro. Ser velho, ou idoso, não é demérito. Pelo contrário, é algo meritório, pois o acúmulo dos anos nos torna mais experientes, mas calejados e, certamente mais sábios. Porque enquanto os jovens estão se dirigindo ao moinho com “o milho”, nós, os idosos, já estamos de volta com a “broa” pronta.
“O importante nesse período chamado de “terceira idade” é ter a consciência que Davi nos revela, quando diz:” Fui moço, e já, agora, sou velho.”(Sl 37.10). Isso significa reconhecer com tranqüilidade, que o envelhecer faz parte do inexorável processo da existência humana. Chegar à velhice é bênção, é privilégio posto que, sendo a vida um dom, uma dádiva de Deus, o ser velho é estar usufruindo desse presente divino. Quem tem essa consciência vive a sua velhice sem traumas, sem frustrações e murmurações. O velho, sábio e experiente Salomão nos diz, que: “ A beleza dos jovens é a sua força, e a beleza dos velhos são os seus cabelos brancos.” (Pv 20.19) Cabelos brancos são marcas, são evidências do acúmulo dos anos vividos e eles,os cabelos brancos, nos dão mais do que beleza. Dão dignidade que deve motivar nos jovens o respeito e a admiração.
O cristão idoso, via de regra, não é um imprestável. No Sl 92 “está registrado que:” Os justos, os que estão plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do Senhor e na velhice darão ainda muitos frutos.
(Vs. 12,13,14). Ao reescrever esses comentários, agora nos meus 81 anos, reconheço e aceito com alegria o fato de ser idoso, velho, participante da terceira idade, tendo a certeza de que sou o que sou pela Graça e Misericórdia de Deus ao qual agradeço a cada manhã, por permitir que eu tenha chegado até aqui ainda envolvido com a Obra dele.
Rev. Mauro Ramalho ( 13/06/12 )
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário