sexta-feira, 1 de junho de 2012
JOVENS
“Como pode um jovem guardar pura a sua vida?
Observando-a conforme a tua Palavra.” Salmo 119.9.
A questão que o autor deste salmo levanta é, deveras, muito importante e bem apropriada para os jovens nos dias atuais. Isso se justifica tendo em vista que os jovens são hoje uma clientela muito disputada pelos movimentos político-ideológicos, pelas novas correntes filosóficas, pelos fundadores de novas seitas e religiões, pelos traficantes de drogas e pelo crime organizado que rondam as famílias, as escolas bem como os grupos de amizade e recreação. Em meio a esse assédio e chamamentos, nossos jovens se encontram atordoados e perdidos diante de tantos, apelos e tantas propostas que geram em suas mentes dúvidas, questionamentos, expectativas, desencontros, conflitos, frustrações, insegurança, angústias e medos.
Diante dessa incontestável realidade que o cerca, o jovem se pergunta: como vou agir? O que preciso fazer para passar incólume em meio a todos esses apelos e manter uma vida íntegra, nesse mar de contaminação? Que soluções buscar? Qual é o antídoto para todos esses mortais venenos? O dinheiro? A educação? A fama? O esporte? A arte, a religião? É possível que ele encontre nessas coisas alguma ajuda algum paliativo, porém não a solução. Essa só é possível por meio da “observação fiel da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada”, nosso Manual de Vida, como nos diz o apóstolo Paulo: “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver” ( 2 Timóteo 3.16).
Na observância da Palavra de Deus vamos ser inteirados que a solução está condicionada a três atitudes: 1ª Colocar Deus em primeiro lugar. Tendo-o como nossa prioridade número um. Colocando-o antes acima de qualquer outra coisa; 2ª Centralizar a nossa vida na Palavra dele, pois e ela “que nos ensina a maneira certa de viver”, como já vimos acima. Palavra que é: “Lâmpada para guiar os nossos passos e luz para iluminar o nosso caminho.” (Salmo 119.105-BLH). Porque ela, a Palavra de Deus é “viva e poderosa.” (Hebreus 4.12-BLH). 3ª É necessário reconhecer e aceitar o Senhorio incondicional de Cristo. É muito próprio dos jovens terem os seus “ídolos” e nossa sociedade está repleta de “ídolos.” Nos esportes, na música, nas artes cênicas. Porém, nossos jovens, e cada um de nós, não precisam de “ídolos”. Todos nós, jovens e adultos, precisamos mesmo é de Jesus, pois “Ele é o caminho, a verdade e a vida.” (João 14.6), e sem Ele: “nada podemos fazer.” (João 15.7.) E nele e com ele, “somos mais que vencedores.” ( Romanos 8. 37.)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário