terça-feira, 26 de junho de 2012
RIO + 20 (2)
Volto hoje ao assunto da semana passada a fim de embasar a minha opinião sobre as questões abordadas no Encontro Rio + 20.
Quero iniciar contando uma ilustração que considero bastante elucidativa quanto à minha maneira de entender qual é a verdadeira causa da situação atual do nosso planeta e de nossa sociedade. Um pai estava muito ocupado com o acervo de atividades em seu escritório, em sua casa, quando o seu filho, de cerca de cinco anos, veio brincar junto dele e, naturalmente, perturbá-lo em seu trabalho. Querendo ver-se livre do filho, lembrou-se de um “quebra cabeça” sobre o mapa mundi, com muitas e pequenas peças, que por acaso estava na gaveta de sua escrivaninha. Ele o pegou e o entregou ao seu filho, dizendo-lhe: “filho vá lá pra sala e monte esse quebra cabeça e só volte aqui quando ele estiver montado. Olhe! Não peça a ajuda de sua irmã e nem de sua mãe, viu! Quando o menino saiu o pai respirou aliviado e disse: “gora posso trabalhar em paz, pois ele vai demorar muito tempo para cumprir a sua tarefa.” Todavia, após alguns minutos, o filho entrou pulando no escritório e gritando: “Pai! “Terminei!” O pai então lhe perguntou: “Mas, já”? “Sim pai!” Respondeu-lhe o menino e explicou: “é pai, no outro lado do quebra cabeça havia a figura de um homem, e eu resolvi montar a figura do homem e aí, a figura do mapa mundi, apareceu montada.” Moral da história: Para se reconstruir o mundo temos que, primeiro, reconstruir o homem.
A Bíblia, que é e que contém a Palavra de Deus, nos mostra essa verdade, por meio do apóstolo Paulo, quando adverte: “Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. Pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, antes amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo a aparência de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder.” 2 Timóteo 3. 1- 5. O que Paulo nos mostra é um “retrato de corpo inteiro” dos homens do nosso tempo. O apóstolo revela-nos nessa sua palavra profética, de forma nua e crua, o caráter e o comportamento dos homens nos nossos dias. E aí, eu pergunto: O homem com esse tipo de caráter e de comportamento vai ter interesse, ou vai se preocupar em preservar o planeta em que vive? Ele, que está degradado pelo pecado, vivendo distanciado de Deus, seu Criador, possuindo um baixíssimo nível físico, moral e espiritual, vai se importar com a melhora e a preservação do seu habitat? A resposta a essa pergunta está aí, diante dos nossos olhos. Estampada nos noticiários que vemos e lemos no nosso dia a dia.
E eu volto a reiterar que a solução para todo esse estado de coisas, quer no plano físico, como moral e espiritual, está em Cristo e só nele. Ele é o único que pode transformar o homem e mudar essa desordem em que vive a sociedade humana hoje. Ele mesmo declara: “Sem mim vocês não podem fazer nada.”
(João 15.5-BLH) Porque só na aceitação do Senhorio dele é que o homem pode tornar-se numa nova criatura, como nos diz Paulo: “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.” 2 Coríntios 5.17-BLH) Só ele pode afirmar: “Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.” (Apocalipse 21. 5)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário