terça-feira, 5 de junho de 2012
DÍZIMOS & JESUS
Minha Palavra nesta semana é dirigida mais diretamente para os meus irmãos cristãos evangélicos. Desejo compartilhar com os meus queridos irmãos e possíveis leitores semanais dessa minha coluna, sobre certa declaração que tive a oportunidade de ouvir, em uma Emissora de Rádio da cidade do Rio de Janeiro, quando um líder de uma grande Denominação Cristã, declarou que: “O Dízimo é igual a Jesus.” E eu que conheço e estudo a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, “Nossa Única e Infalível Regra de Fé e Prática,” e confesso não ter encontrado nenhum texto ou alguma inferência bíblica que justifique essa interpretação. E olha que eu tenho mais de 57 anos como estudante, professor e pregador da Palavra de Deus.
O que posso afirmar, baseado em textos bíblicos, é que Jesus não é10%. Ele é 100% Divino, como afirma Paulo: “Cuidado que ninguém vos venha enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo: porquanto nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade.” Colossenses 2.8,9. Ele é 100% Mestre e Senhor, como ele próprio declara:
“Vocês me chamam de “Mestre” e de “Senhor” e tem razão, pois eu sou mesmo.”
João 13.13-BLH. Ele é 100% o único que pode dizer: ”Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida e ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14.6. Ele é detentor de 100% de autoridade e poder. “Jesus aproximando-se deles, falou-lhes dizendo: Toda a autoridade me foi dada no Céu e na Terra.” Mateus 28.18. Ele 100% o único Salvador, com fala Pedro: “E não há salvação e nenhum outro: porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” Jesus é 100% o único mediador entre Deus e os homens. “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem” 1 Timóteo 2.5.
O Dízimo, que significa 10%, foi a forma de contribuição que o Senhor estabeleceu para o Povo de Israel, como encontramos no terceiro Livro do Pentateuco, Levíticos 27. “Também de todas as dízimas da terra, tanto do grão do campo, como dos frutos das árvores, são do Senhor... o dízimo será santo ao Senhor.” Vs. 30,3l,32. Essa prática está presente no doutrinamento de Cristo para a sua Igreja, ou seja, ele está presente na Nova Aliança como podemos ver quando Jesus, falando com os escribas e fariseus, que davam o dízimo até das pequenas hortaliças, mas se esqueciam da justiça e da misericórdia, exorta-os a continuar dando o dízimo, porém cuidando em serem justos e misericordiosos. Mateus 23.23. Paulo também nos mostra que as igreja usavam essa prática ao recomendar aos irmãos da igreja de Corinto: “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá ajuntando, para que se não façam coletas quando eu for.” A expressão: “Conforme a sua prosperidade” nos mostra que ele estava falando de Dízimo já que nessa forma de contribuição o que vale não a quantia, se é grande ou pequena, mas que seja 10% do recebemos. Todavia, amados meus, comparar Jesus ao Dízimo ou dizer que o Dízimo é uma figura ou símbolo de Cristo, não encontra nenhum respaldo bíblico. Jesus Cristo é sim, 100% da Dádiva do Amor, da Graça e da Misericórdia de Deus que enviou o Seu filho Unigênito ao mundo para salvar os pecadores. Lucas 19.10; João 3.16; Romanos 5.8; Efésios 2.4,5,8.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pastor e dão para servir nao profissão, Paulo tecia redes para seu sustento (leia tudo, nenhum "pastor" vai mandar ler isso), sera algum pastor de hoje maior pregador que paulo???? O dizimo é lei, vivemos na graça, o dizimo e alimento, alimento para a viuva, o orfão e o nessecitado e o estrangeiro, o dizimo so podia ser tomado pelos judeus da tribo de Levi ou Levitas, faça uma teste simples substitua a palavra dizimo quando ler as escrituras de forma linear por 10% do seu salario, depois leia substituindo a palavra dizimo por ajuda ao proximo ou amor! Que o criador tenha piedade das ovelhas presas no aprisco do sistema religioso.
ResponderExcluir