sexta-feira, 1 de março de 2013

O DEUS QUE OUVE



                              
 “Amo o Senhor, porque Ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim, os seus ouvidos invocá-lo-ei enquanto eu    viver.” Salmo 116. Vs. 1, 2.
           
           É interessante observar o tempo do verbo, ouvir. Não é passado e nem é futuro, mas presente: “Ele ouve.” O que significa que o Deus ao qual oramos é um Deus presente, atento e pronto para nos ouvir e socorrer, como o salmista declara no Salmo 46. “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.” Vs. 1
           É essa certeza que leva o salmista a dobrar-se sobre si mesmo e, em um ato reflexivo, falar à sua alma: “Volta minha alma, a teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo. Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas os meus olhos, da queda os meus pés.” Vs. 7.8. Essa experiência o leva a afirmar com confiança, certeza e alegria:“Andarei na presença do Senhor, na terra dos viventes.”Vs. 9. Realmente essa certeza é altamente gratificante para todos quantos colocam no Senhor a sua confiança, posto que, na realidade esta terra em que vivemos hoje, é a terra onde se mata e se morre. Terra onde existem aqueles que estão “mortos em delitos e pecados.” (Efésios 2.Vs. 4,5). Só os que têm o Senhor Jesus Cristo, Aquele que é o “Manancial da Vida, podem afirmar com alegria e gozo: “Andarei na presença do Senhor, na terra dos que vivem.” Isto porque o Deus a Quem adoramos e servimos, é Aquele que disse: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.  Ele é o Deus de vivos e não de mortos.” Mateus 22.Vs. 32.
           Resumindo: 1º Deus é Aquele que ouve. Aquele que inclina os seus ouvidos, ou seja, que dá atenção, que revela cuidado e interesse por aqueles que o buscam.. Isso é muito importante tendo em vista que vivemos um tempo em que todos estão sempre com muita pressa e alegam que não têm tempo. Os pais não têm tempo para ouvir os filhos; os professores aos seus alunos; os médicos aos seus pacientes. E até os pastores às suas ovelhas;
                                 2º O nosso Deus é Aquele que não tem “prazer na morte do perverso, mas que o perverso se converta do seu mau caminho e viva  (...)” Ezequiel 33.Vs. 11. E como escreveu Paulo: “Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” Romanos 5. Vs. 8.
            Meu caro leitor, esse é o Deus no qual você crê? É o Deus ao qual você adora? Vejam bem. Ele próprio afirma: “Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e além de mim não há Deus.” Isaias 44. Vs. 6.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário