quarta-feira, 6 de março de 2013

O EXEMPLO



“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu fiz,
                   façais vós também.” João 13. Vs. 15.

            Existem alguns pensamentos sobre o valor do exemplo. Um deles diz que: “A palavra move, mas o exemplo arrasta.” Um outro afirma que: “Um exemplo vale mais que mil palavras.” Observando a vida de Jesus vemos que Ele não apenas ensinou, pregou, fez milagres, mas acima de tudo deu-nos exemplos de obediência ao Pai que o enviou ao mundo; de misericórdia para com os necessitados, de renúncia; de serviço, de humildade; de mansidão; de fidelidade; de trabalho; de bondade e de amor.
            O apóstolo Paulo escrevendo aos coríntios, recomendava: “Sede meus
 imitadores, como também eu sou de Cristo.” 1 Coríntios 11.Vs.1. E João declara:
“Aquele que diz que permanece em Cristo, esse, deve também andar (viver) assim como Ele andou (viveu).” 1 João 2.Vs. 6. O cristão evangélico é aquele que foi regenerado, ou seja, nasceu de novo e recebeu uma Nova Vida. Ver João 3. Vs. 3, 5 e 2 Coríntios 5. Vs. 17. Paulo declara, a respeito dessa experiência: “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu que vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Gálatas 2. Vs. 19, 20.
          A Nova Vida que Cristo veio trazer aos homens deve ser vista na vida daqueles que já o receberam como Salvador. Paulo recomenda: “Por isso eu, que estou preso porque sirvo o Senhor Jesus Cristo, peço a vocês que vivam de uma maneira que esteja de acordo como que Deus quis quando chamou vocês. Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá ”Efésios 4. Vs. 1 – 3. E aos Romanos Pauto recomenda: “(...) Para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos em novidade de vida.” Cap. 6. Vs. 4.
            Não desejo parecer crítico, porém não posso deixar de lamentar que hoje, falta exemplo na vida de muitos membros de nossas igrejas, posto que, exemplo não é encenação, aparência, máscara. Nada que seja superficial e artificial, porém algo concreto, real e consubstanciado por uma vivência de verdadeira comunhão com Cristo Jesus, e um comportamento que seja uma prova, uma evidência da Nova Vida alcançada por aqueles que já confessaram a Cristo como Senhor e Salvador. Mais do que simples “palavrórios,” é de exemplos que o mundo precisa hoje.
           

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário