quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A ETERNIDADE DE DEUS E A TRANSITORIEDADE DO HOMEM



                “(...) Porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.” Salmo 90. Vs. 10. 

            Moisés, o grande líder do povo de Israel, é o autor deste Salmo que é, na verdade, uma Oração. Seu tema é a Eternidade de Deus e a transitoriedade do homem. Deus, com o qual ele manteve uma profunda comunhão é Aquele que formou a terra e o mundo. É a Causa não causada. Aquele que antes que os montes nascessem,  já Era Deus. O Criador e sustentador de todas as coisas. O Deus que é de Eternidade a Eternidade. Para Moisés, Deus é O Princípio de tudo, como ele mesmo escreveu em Gênesis 1. Vs. 1. “No começo Deus criou os céus e a terra.” Todavia, esse Deus transcendente, segundo a própria experiência de Moisés, “é refúgio de geração em geração.”Ou seja, é um Deus imanente e accessível ao homem.
            Gostaria de convidá-lo há pensar um pouco sobre esse Mistério: O Deus Eterno e transcendente torna possível a nossa comunhão pessoal com Ele. Nós, seres transitórios, comparados com “a relva que floresce de madrugada: de madrugada viceja e floresce; à tarde murcha e seca.” (Vs.5). O que Moisés procura nos mostrar nessa sua conversa com Deus é que nós, homens frágeis somos o objeto do Amor, da Graça e dos cuidados Dele. Ele nos conhece, sabe das nossas necessidades. Deus é o Senhor do tempo. (Vs. 3). Nada se furta ao seu conhecimento e ao seu poder. Por essa razão Ele nos oferece a oportunidade de:

Ø      Saber contar os nossos dias de modo a alcançarmos um coração sábio, Vs. 12:
Ø      A experimentar a sua compaixão, Vs. 13:
Ø      A gozar da sua benignidade e a cantarmos de júbilo, Vs.14:
Ø      A alegrarmo-nos, mesmo na adversidade dos dias maus. Vs. 15;
Ø      A conhecer as suas Obras maravilhosas e contemplar nelas a Sua Glória, Vs. 16;
A ter sobre nós a proteção da sua Graça e ver as nossas obras de nossas mãos, confirmadas  por Ele, Vs. 17.
                        Porque podemos afirmar que tudo isso é possível a nós? A resposta é simples, pois se não fora assim, o sábio e experiente Moisés não estaria rogando ao Senhor essas bênçãos. Sua certeza, sua convicção de que tudo isso é possível estava fundamentada no seu conhecimento de Deus. Do Deus com o qual convivera cerca de oitenta anos. Vendo o seu Poder, experimentando da Sua Graça,  gozando do seu Amor e da sua Fidelidade. Tudo isso torna o seu testemunho confiável, pois quando ele fala de Deus, fala fundamentado em suas experiências pessoais com Ele.

                      

Um comentário:

  1. A PAZ DO SENHOR, BOM DIA SOU UMA PESSOA CRISTÃ ..ACEITEI NO DIA 7 DE SETEMBRO É PEDI A DIREÇÃO A DIREÇÃO À DEUS ANTEONTEM QUANDO FUI DEITAR...E SÓ AGORA OBTIVE A RESPOSTA.. NO MEU SONHO TIVE UMA RESPOSTA DE UMA PESSOA QUE ESTÁ PRA FAZER UM EXAME NO SEIO..E O INCRÍVEL É QUE JÁ TIVE UMA DESAVENÇA COM ESSA PESSOA ..MEU DEUS..FUI ATÉ A BÍBLIA É PEDI MAIS UMA DIREÇÃO À DEUS.. LÁ ELE ME MOSTROU ESTA ORAÇÃO..MAS PRECISO DE EXPLICAÇÕES 😓😓😓

    ResponderExcluir