quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

NATAL, PASSAGEM DE ANO E PÁSCOA



Estes são, sem dúvida, os maiores eventos assinalados em nossos Calendários. O Segundo, certamente, é observado Universalmente. Já o primeiro e o terceiro só no Ocidente e em alguns países asiáticos e em outros orientais. Todavia, em todos os paises as práticas são as mesmas: trocamos mensagens e cumprimentos de boas festas, felicidade, sucesso, saúde e prosperidade. Penso que todos somos unânimes em que isso seja a prática usual e repetida a cada ano e em cada um desses Eventos.
            Gostaria, no entanto, de convidá-lo a pensarmos juntos sobre esse procedimento. Não com a intenção de julgar, contestar ou refutar, mas a uma reflexão sem preconceitos ou rotulagens. Vejamos: O ser humano é o único animal racional, criado por Deus, com uma dupla dimensão com base na sua estrutura física e espiritual. No entanto por ocasião desses eventos a ênfase é dada apenas nas coisas do nível horizontal: saúde, sucesso, prosperidade na vida profissional e harmonia na família. Tudo, como afirma o sábio Salomão, na perspectiva do “debaixo do sol.”
            Prova o que afirmo a forma como são comemorados esses eventos: Muita festa comida, bebida, muita música, com apelo à carne, à sensualidade. Tudo subordinado ao plano horizontal. E a outra dimensão? A espiritual? Nesta, até mesmo as celebrações são materializadas em oferendas, em shows, em adoração à símbolos.                       
           Pensemos no Natal. O que predomina? Quem é a figura central? E o Aniversariante? E o objetivo do Nascimento de Jesus? Esses são elementos direcionados ao nível ao nível vertical do homem. Qual foi mensagem do anjo a toda humanidade?  O que ele anunciou? Vejamos: “Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela é motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês—o Messias, o Senhor!”
         E a Páscoa. O que ela assinala? Do que ela nos fala? De um coelho muito estranho, que põe ovos de chocolate? Dos grandes lucros das fábricas e do comercio das guloseimas de chocolate? Sim! Páscoa é isso. Tudo no plano, na dimensão do horizontal. Porém, e a dimensão espiritual? Jesus declarou que “nem só de pão (ou chocolate, peru, tender, nozes, castanhas e vinhos) vive o ser humano, mas vive de tudo o que Deus diz.” (Mateus 4.4.) Páscoa é a Maior manifestação do Amor Maior. “O Amor de Deus que ofereceu o Seu Unigênito Filho a fim de que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna.” (João 3.16.)
            Aqui vale lembrar uma dura e terrível realidade para a qual o salmista Davi chama a nossa atenção: “Os perversos serão lançados no inferno, e todas as gentes que se esquecem de Deus.” Salmo 9.17 É duro, porém é o que a Palavra imutável de Deus nos declara.

                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário