sábado, 22 de setembro de 2012
TRÊS COISAS INEVITÁVEIS
Li algures que: “Entre a terra é o céu há muito mais coisas que a nossa vã filosofia desconhece”, e eu acrescento: “e pode explicar”. De fato vivemos num extraordinário e maravilhoso universo, sem dúvida fruto de um extraordinário poder e uma fabulosa e inigualável inteligência que, como afirma o salmista Davi “ O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram” ( Salmo 19.1). Estudar sua origem e seu funcionamento d Universo tem sido um constante e tenaz esforço da ciência que, aliás tem conseguido algumas conquistas que servem para comprovar a grandeza e os profundos mistérios que cercam o nosso Cosmo. Alguns fatos que, como dissemos em uma das nossas últimas colunas, já estavam registrados na Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.
Bíblia, que embora tenha como escopo revelar as relações de Deus com o homem e com o universo, apresenta-nos alguns fatos que podemos chamar de indefiníveis, ou seja, que a mente humana não pode entender e muito menos explicar na sua inteireza ou plenitude. Quero destacar três desses fatos indefiníveis registrados pela Bíblia:
1º O AMOR DE DEUS. O apóstolo João escreveu: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho Unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” ( João 3.16 ). Vejam a expressão: “de tal maneira.” Ela revela a incapacidade de definir, de entender e explicar como Deus pôde amar tanto ao homem a ponto da dar o seu filho para que morresse em lugar dele, mesmo sendo o homem pecador. Paulo nos reitera isso quando declara: “A fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o Amor de Cristo que excede todo entendimento” ( Efésios 3.18,19 ). O amor que Deus tem por nós é inexplicável como prova a palavra de Jó quando interroga a Deus: “Que é o homem, para que tanto o estimes, e ponhas nele o teu cuidado, e cada manhã o visites?”( Jó 7.17,18 );
2º A PAZ DE DEUS. “E a Paz de Deus, que ninguém pode entender, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.” ( Filipenses 4.7 ). Falando aos seus discípulos Jesus declarou: “Deixo-vos a Paz, a minha Paz vos dou, não como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração nem se atemorize”. “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais Paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” ( João 14. 27 e 16.33.) A Paz que Deus nos dá por meio de Jesus, não é a paz de cemitério onde não há vida, mas é paz real em meio às lutas, as turbulências, as intempéries e as vicissitudes do nosso dia a dia;
3º A CRUZ DE CRISTO. A cruz é um outro fato revelado pela Bíblia que a mente humana não pode entender. Paulo nos diz que a Cruz é loucura para os judeus, e que Cristo crucificado é escândalo para os gentios ( 1 Coríntios 1. 18, 23 ). Realmente nossa mente não é capaz de alcançar o porquê da Cruz. Como um emblema de maldição, vergonha, dor e derrota pôde ser transformado num símbolo de vitória, num motivo de glorificação, pois o apóstolo Paulo se ufana em afirmar; “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo” ( Gálatas 6.14 ).
Embora não possamos definir e explicar todos esses fatos, no entanto, eles sãos reais e mais que isso, nos é possível vivenciá-los de uma maneira pessoal e concreta. Não são utopias, muito pelo contrário, são provas e evidências do Caráter Amoroso do Deus da Graça que nos criou e nos ama com Amor Eterno.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário