sábado, 1 de setembro de 2012
EDUCAÇÃO SEXUAL
(Resposta da a uma irmã sobre Educação Sexual dada nas Escolas)
.
Vou fazer um resumo sobre a sua pergunta . Em minha opinião, essa atribuição não é da Escola. É da Família, faz parte da outrora chamada: “educação do lar. Também chamada Educação de Berço” Todavia, como nós constatamos que a Família, como Instituição estabelecida por Deus com finalidades normativas e regulativas vem, progressivamente, falhando no cumprimento dos seus deveres didáticos e pedagógicos na formação do caráter dos seus filhos, por não conhecer ou menosprezar a recomendação bíblica mencionada por Salomão, não à Escola, mas à Família de: “Ensinar a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não desviará dele” (Provérbios 22.6) Vem dando espaço para o surgimento dessa medidas, que a meu ver, são equivocadas.
.
A palavra “caminho” na Bíblia, tem o sentido de: “vida, de andar e de “viver.” À família compete à responsabilidade de ensinar os seus membros a viver corretamente no lar e na sociedade. A Escola tem outros objetivos. Seu ensino é científico, literário e artístico. A Escola deve ser parceira da Família, na formação intelectual, social e moral dos jovens e não substituta dela. A questão da “Educação Sexual,” não é atribuição do Estado, é dos pais. Pelo menos no meu tempo era assim. O pai orientava os filhos homens e as mães a filhas. Hoje as nossas crianças e nossos jovens estão aprendendo nas ruas com os seus “coleginhas” e nas telas da TV. A maioria dos professores que militam em nossas Escolas, quer particulares como públicas, têm na sua maioria, conceitos distorcidos sobre o sexo e suas finalidades. Muitos deles precisam ser reeducados a fim de saberem que a prática do sexo é algo que envolve amor, responsabilidade e compromisso e não apenas prazer. Sexo livre é coisa de animal irracional e homossexualismo é algo condenado por Deus, em sua Palavra.. (Levíticos.17.22,23)
Penso que nossas igrejas têm que estar atentas quanto ao que vem ocorrendo com as suas crianças, seus adolescentes e jovens. Creio que devíamos estudar repetidamente os vários textos bíblicos que falam sobre a vida e comportamento dos nossos adolescentes e dos nossos jovens, face a esses tempos pós-modernidade. Por outro lado, é necessário que os pais assumam as suas responsabilidades e não deixem que o Estado faça o que eles devem fazer em seus lares em relação à educação dos seus filhos.
Um grande abraço minha cara irmã. (Ler Efésios 5.1-13)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário