sábado, 17 de dezembro de 2011

O Avanço do Universo




“Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da
terra? Sobre o que estão fundadas as suas bases? Ou quem encerrou
o mar com portas, quando eu lhe tracei limites e lhe pus ferrolhos?”
“Eu sou o Senhor que faço todas essas coisas, que sozinho
estendi os céus, e sozinho espraiei a terra. Porque assim diz o Senhor que
criou os céus, o único Deus, que formou a terra, que a fez e a estabeleceu.”
( Jó 38.4,6,10-BLH; Isaias 44.24; 45.18 ).

Neste ano o Prêmio Nobel de Física foi concedido a dois cientistas que descobriram que o universo está se expandindo. A notícia e os comentários que se seguiram a ela, chamaram a minha atenção e me levaram a examinar a Bíblia que é a principal base da Teologia, ou seja, da “Ciência que estuda Deus e suas relações com o homem e com o universo.” A Bíblia não é um livro escrito na linguagem científica, se o fosse, ela seria um livro desatualizado, posto que ela mesma, numa a firmação profética, declara: “ E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para a outra, e a ciência se multiplicará” ( Daniel 12. 4- Alm. Cor. ). De fato, como prediz a profecia, a ciência, ou seja, o saber humano tem se multiplicado. Temos visto coisas extraordinárias produzidas, em todas as áreas do saber científico e de suas conquistas tecnológicas.
Embora, como já me referi acima, a Bíblia não contenha uma terminologia científica, no entanto, ela se antecipa no registro de fatos que a ciência só veio a constatar muitos anos mais tarde. Para exemplificar vou mencionar alguns desses fatos. Um deles está registrado no livro de Jó 26.7: “Ele, ( Deus ) estende o norte sobre o vazio e faz pairar a terra sobre o nada.” Devido ao espaço da minha coluna, não vou citar as antigas hipóteses sobre a sustentação da terra e nem sobre as recentes descobertas científicas dos chamados “buracos negros.” Uma outra, que até pouco tempo atrás era tida como uma figura poética, é a interrogação de Deus, a Jó: “Onde estavas tu...quando as estrelas da alva juntas cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus? ( 38.7 ). Não faz muito tempo que a ciência descobriu que a luz produz som. Apenas mais uma.Em Jó 37.12: está registrado: “...para fazerem tudo o que lhes ordena sobre a redondeza da terra.” E em Isaias 40.22, cerca de setecentos anos antes de Cristo, está dito que: “ Ele ( Deus) é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos.” Poderia reportar-me a muitas outras declarações encontradas no Livro de Jó, ( escrito cerca de mil e quinhentos anos antes de Cristo ) onde encontramos, entre outros, registros sobre o ciclo da chuva; questões de astronomia, biologia e geologia.

Voltando ao tema, com base, no que acabo de expor, chego à conclusão que, os cientistas com essa pesquisa, constataram, não a expansão, mas sim, a grandeza do universo e acrescentaram um pouquinho mais de conhecimento sobre a maravilhosa Obra do Deus Criador com relação ao insondável universo do qual a ciência, em toda a sua história e o seu inegável progresso, conhece até agora, apenas 95%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário