quinta-feira, 18 de novembro de 2010

DEUS COMETE ERROS?

       Creio que você já tem lido e ouvido muitas interpretações sobre a Queda do Homem, registrada em Gn cap. 3. Eu também já lí, já ouvi e já falei sobre esse assunto em classes de Escolas Dominicais, em Estudos Bíblicos, em aulas nos Seminários e dos púlpitos, em várias igrejas. O assunto é, sem dúvida, importante e tem sido objeto da análise das várias correntes teológicas.
      O episódio começa e se desenrrola com participação de quatro seres: Deus, o Senhor e Criador de todas as coisas, inclui Adão, o primeiro homem; Eva, a mulher, criada para ser ajudadora, auxiliadora idônea do homem, em suas responsabilidades como Mordomo de Deus na administração e preservação do planeta para o qual fora criado, e o sagaz Diabo. O homem, criado por Deus à Sua Imagem e Semlhança, de modo a permitir que ele vivesse, andasse, service a adorasse a Deus, recebeu ordens explícitas e claras da parte do seu Soberano Criador, quanto aos seus deveres e responsabilidades, dentre elas estava a proibição de comer do fruto da árvore que, segundo informação de Eva, estava no meio do Jardim ( 3.3 ). Por que a proibição? Não era o homem possuidor do livre arbítrio e, por isso, plenamente livre? Não estaria Deus invadindo a sua liberdade? Esse é um conceito, uma idéia que já me foram ditos e perguntados. Essa questão existe em função do conceito que o povo faz de liberdade. Para o povo liberdade se define como "a possibilidade, a capacidade de fazer". Porém, liberdade é a capacidade,é a possibilidade de fazer e de não fazer. A liberdade tem limites? Sim! A liberdade se limita pela própria liberdade. A minha liberdade termina quando começa a do meu próximo. O homen foi criado livre. Capaz de obedecer e de desobedecer. Deus foi claro. Mostrou-lhe o que ele devia fazer e o que ele não devia fazer. No entanto, não o impediu, apenas mostrou-lhe as consequências, caso ele desobedecesse. Eva, a mulher, havia ouvido as recomendações, as ordens do Soberano Criador. Ela estava presente, caso contrário não poderia ter respondido ao Diabo sobre a conversa que Deus tivera com eles ( 3. 1-3 ). 
       Nos parece, no entanto, que ela não prestou muita atenção ao que o Criador lhes dissera, pois se confundiu ao responder ao Diabo ( Vs 3 ). Esse fato certamente, facilitou a ação do Tentador que aproveitando, fez a  grande sugestão: Se eles comessem do fruto seriam iguais a Deus. Realmente uma extraordinária sugestão. De Imagem e Semelhança de Deus, eles tornar-se-iam IGUAIS  a Deus. A susgestão foi aceita e, creio, não é necessário falar das consequências desse ato tomado livremente pelos nossos pais lá no Edem. Agora, a pergunta: Deus comete erros? Ele errou ao fazer o que fez e como fez? Deus errou ao criar o homem como o único ser dotado de duas dimensões, a vertical e a horizontal? Teria Deus errado em criar o gênero humano classificando-o em macho e fêmea, homem e mulher? O homem foi criado em harmonia com o Criador e com a obra criada. Sua desobediência quebrou a harmonia, o equílibrio e o tornou  num desajustado, quer na dimensão vertical, com Deus, como na horizontal, com o seu próximo, com o seu meio ambiente e com ele próprio. O homem ao se rebelar contra Deus ( Pecado é rebelião ) alterou a ordem natural , estabelecendo o cáos. Ao desobedecer a Deus ele abriu mão de suas prerrogativas se apequenando, se aviltando, se degradando, fazendo esmaecer nele a Imagem e Semelhança com a qual fora todado por seu Criador. No afã, na falsa ilusão de se tornar igual a Deus, passou a lutar com Ele e consigo mesmo. Inverteu valores, passou a ignorar a Lei Natural criada por Deus e plasmada em sua estrutura moral, racional e espiritual. E hoje, tem descido a níveis inferiores aos dos animais irracionais. Todavia, Deus não errou, não erra, ( E nem tem necessidade de que o defendamos ). Na Sua Infinita Graça elaborou, antes mesmo da fundação do mundo,( Ap 13.8 ) o Plano de Redenção do homem. Fez isso ao enviar Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, que não apenas tira o homem do pecado, mas é o Único que tira o pecado do homem ( Jo 1. 29 ) Sua vida é padrão, é referencial, é parâmetro para toda a humanidade. Sua Morte na Cruz torna possivel ao homem recuperar a sua dignidade, ao ter restabelecida a sua dimensão vertical, porque " Deus estava em Cristo reconciliando consigo o homem" ( 2 Co 5.18 ).
       Deus não errou, Ele não erra. Ele reparou o erro do homem na Pessoa do Seu Filho, o Segundo Adão no qual podemos ser recreados e feitos novas criaturas. O que você acha? Deus erra? Errou em criar o homem, como criou? Deus errou em oferecer a você uma nova oportunidade na Pessoa de Jesus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário