quinta-feira, 29 de novembro de 2012

MOMENTO DEVOCIONAL



“O melhor é ter esperança e aguardar em silêncio
            a ajuda do Senhor.” (Lamentações de Jeremias 3.26.)´

                     Devocional, como sabemos, vem de “devoção” que significa: “práticas religiosas (espirituais) e íntimas com Deus.” Para nós, cristãos evangélicos, devocional é aquele momento em que buscamos comunhão com Deus por meio da leitura de Sua Palavra e pela Oração, como recomenda Jesus em Mateus 6.6. Esse momento é de suma importância para o nosso crescimento e fortalecimento espirituais. É a oportunidade de alimentar a nossa alma e fortalecer a nossa fé. Essa prática não deve ser algo fortuito, porém uma prática que faça parte de nosso modo de vida. Sabemos que não é fácil  separar tempo para esse fim. Vivemos numa enorme e desenfreada correria. O que mais ouvimos das pessoas hoje, é:  “não tenho tempo.” Isso, no entanto, decorre da falta de planejamento, quando não é uma mera desculpa. Afinal, dispomos de tempo para o trabalho, para nos alimentarmos, para nosso descanso, para o lazer. Ficamos muitas vezes horas diante da Televisão, porém alegamos não ter tempo para o nosso Momento com Deus. Creio que você, meu irmão, deve estar concordando comigo.
                Jeremias, o profeta, viveu num tempo difícil na história do seu povo, que como conseqüência de sua rebeldia para com o Senhor, acabou sendo levado para o cativeiro em Babilônia, onde permaneceu por setenta anos. Antes que isso ocorresse Jeremias exortou, advertiu, conclamou aos judeus, seus irmãos, para que buscassem ao Senhor e se arrependessem dos seus pecados, porém o povo não lhe deu ouvidos. Ele não tinha tempo para Deus. Nesse seu Livro ele lamenta e chora em função de tudo que ele mesmo sofrera e testemunhara em relação ao comportamento do seu povo. O capítulo do qual extraímos a nossa palavra pastoral de hoje, tem como título: “Castigo, arrependimento e esperança.” Ele começa dizendo: “Eu sou aquele que sabe o que é sofrer os golpes da ira de Deus.”
Vs.1. Todavia, nesse mesmo capítulo ele declara: “ Deus é tudo o que tenho; por isso, confio nele.”Vs. 24. E no Vs. 21, ele se propõe à si mesmo: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.”
              O nosso Momento Devocional é a oportunidade, é o tempo que nos permite esquecer tudo o que é negativo e descansarmos nas promessas do Senhor que nos alentam e fortalecem a fim de continuarmos firmes no nosso caminhar com Ele. Experimente! Separe a cada dia um tempo para estar à sós com o Senhor e você sentirá os resultados. “Procure descobrir, por você mesmo, como o Senhor Deus é bom. Feliz o homem que encontra segurança nele.” Salmo 34.8.
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário