sábado, 25 de agosto de 2012
UM LIVRO CHAMADO BIBLIA
“
A tua Palavra é lâmpada para os meus passos,
e luz que ilumina o meu caminho”- Sl 119. l05 (BLH)
Nós, cristãos evangélicos, temos a Bíblia como a nossa única e infalível autoridade em matéria de fé e pratica. Cremos ser ela não apenas um mero livro ou um simples compêndio de Leis também chamadas de Mandamentos ( Êxodo 20 ), Estatutos ( Neemias 9.14 ), Preceitos ( Salmo 19.8 ) e Decretos ( Salmo 2.7 ), porém como uma Revelação Especial de Deus ao homem ao qual Ele criou à Sua Imagem e Semelhança, com capacidade de conhecer ao seu Criador e com a finalidade e o objetivo de revelar-lhe os Seus Eternos Propósitos. Dessa forma entendemos que todas essas coisas, ou seja, todo o seu conteúdo tem como objetivo, precípuo, ensinar ao homem a viver corretamente. É exatamente isso que o apóstolo Paulo afirma ao jovem Timóteo: “ Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ENSINAR A MANEIRA CERTA DE VIVER” ( O destaque é meu).
(2 Timóteo 3.16).
A vista disso, nós Cristão Evangélicos, entendemos, aceitamos e ensinamos que ao estabelecer as Suas Leis, Mandamentos, Decretos e Preceitos, o objetivo do nosso Criador era mostrar-nos, como seres humanos que somos, compostos de alma, intelecto, sentimentos, vontade e liberdade próprias, como devemos nos comportar em relação a ele, Deus e aos nossos semelhantes. O profeta Miquéias falou ao seu povo sobre isso, quando disse: “O Senhor já nos mostrou o que é bom, ele já disse o que exige de nós. O que ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus” (Miquéias 6.8). A Bíblia é assim, um Manual de Vida. Voltando “ao ensino de Paulo vemos o que ele recomenda, ao doutrinar aos crentes da Igreja dos efésios:” Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. “Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios”.(Efésios.5.14 –BLH)
A questão importante é saber como nos tornarmos sábios? E a resposta está na própria Bíblia. No Livro de Jó, nós lemos: “E Deus disse aos seres humanos: Para ser sábio, é preciso temer o Senhor: para ter compreensão, é necessário afastar-se do mal” (Jó 28.28 ( BLH).Temer a Deus, biblicamente, não é ter medo dele. Temer a Deus ou andar no temor do Senhor significa, bíblica e teologicamente: “ reconhecer o que Deus é, o que nós somos e, a partir desse conhecimento, viver na inteira dependência dele”. Foi isso que ele disse a Abraão, em Gênesis 17. 1: “Eu sou o Deus Todo-Poderoso. Viva uma vida de comunhão comigo e seja obediente a mim em tudo” (BLH). É isso que a Bíblia nos revela e é isso que Deus quer de cada um de nós, de mim e de você.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário